quarta-feira

PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL - PEI

  • O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental
                                                                
    O que é: é um programa de intervenção cognitiva, onde através de exercícios gráficos e ferramentas analítico-didáticas, o aluno aprende a aprender.
                                                     

    Base teórica: fundamenta-se na teoria da modificabilidade cognitiva estrutural e na experiência de aprendizagem mediada, de Rueven Feuertein, que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.

    Originalmente o programa foi criado no final da década de 40, para ser aplicado em crianças e jovens, vítimas do Holocausto, que foram privados culturalmente e apresentavam atrasos cognitivos, mas atualmente está sendo aplicado em vários países.

    Público alvo: idosos, crianças alfabetizadas com dificuldades de aprendizagem e comportamento, pessoas que vão prestar vestibular ou concursos, enfim, qualquer pessoa que queira aumentar sua produtividade tanto no processo cognitivo como em suas capacidades de aprender.

    Objetivo geral: otimizar o funcionamento cognitivo de cada pessoa, para que ela possa aprender a aprender.

    No programa, prioriza o processo e não o resultado.  É através do processo que o aluno consegue refletir sobre os critérios que utilizou na escolha, as relações que estabeleceu e as informações que utilizou para resolver o problema que lhe foi apresentado.

    Outros objetivos:
    • Correção de funções cognitivas deficientes
    • Aquisição de vocabulário, rótulos diferenciados e conceitos relevantes às tarefas do PEI assim como para a resolução de problemas em geral
    • Suscitação da motivação intrínseca através da formação de hábitos
    • Criação do insight e pensamento reflexivo
    • Criação da motivação intrínseca pela tarefa
    • Mudança de um papel passivo e reprodutor para um papel ativo e gerador de novas informações



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA: O LEGADO DE FEUERSTEIN E AS CONFIRMAÇÕES DA CIÊNCIA ATUAL

🔍 Teoria da Modificabilidade Cognitiva: O Legado de Reuven Feuerstein e as Confirmações da Ciência Atual Em uma época em que se acreditav...